Várias atividades se destacaram, no meu ponto de vista. Entre elas o conhecimento e a aprendizagem da Tecnologia Dosvox para os deficientes visuais. Um programa acessível a todos que o necessitam.
UTILIZANDO O DOSVOX
Conhecer e aprender sobre o Dosvox foi uma experiência muito gratificante. Primeiramente achei o programa muito acessível e de fácil manuseio. A linguagem é clara, de fácil compreensão e um tanto informal.
Conhecer este programa foi vivenciar as limitações dos deficientes visuais e as suas possibilidades de comunicação.
Para as crianças também o programa é muito interessante principalmente para os que estão em fase de alfabetização. Os jogos como a “forca”, por exemplo, são divertidíssimos. A linguagem é de acordo com a idade e bem interativa com o usuário.
De todas as tecnologias conhecidas até este momento o Dosvox foi o que mais me entusiasmou pela praticidade do uso para as pessoas deficientes e também para os não deficientes visuais, pois na minha casa os meus filhos “curtiram ” de montão.
Tentei usar o Dosvox em todas as suas possibilidades e talvez e tenho certeza que sim, por eu possuir a capacidade de enxergar, apresentei dificuldade de redigir qualquer palavra. Sou o que chamam “cata letra” e mesmo enxergando, em alguns momentos, não encontro determinada letra.
Resumindo o programa possibilita o deficiente visual ficar conectado com o mundo.
Com relação à tecnologia Dasher, no meu ponto de vista, a única semelhança é que ambas servem aos deficientes. A Dasher para os que possuem limitações físicas e o Dosvox para os que possuem limitações visuais graves. Porém o grau de complexidade e dificuldade do Dasher é incrivelmente superior.
E acredito que como professora também teria muito mais facilidade em usar o Dosvox com meus alunos.
Andrea Ferreira Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário