domingo, 17 de outubro de 2010

Digitando sem teclado


Dando continuidade relato mais uma atividade solicitada pelo curso Tecnologias Acessíveis.  O uso da  tecnologia Dasher e suas aplicacações com os PNEEs.



Digitando sem Teclado: possibilidade do Dasher

Acredito que toda e qualquer tecnologia é positiva levando-se em consideração o benefício que trará para os portadores de necessidades especiais.
O programa Dasher- teclado virtual não é diferente, pois possibilita ao deficiente físico uma alternativa de comunicação escrita, pois utiliza um teclado virtual na tela do computador e o mouse com um mínimo esforço de uso. Sem dúvida um avanço tecnológico.
Fiz algumas pesquisas sobre o programa e li que o mesmo pode também beneficiar pessoas sem deficiências físicas devido à agilidade na escrita, pois ao escolher uma letra, várias outras combinações de palavras começam a se formar.
Minha experiência com o programa não foi das melhores. Baixei-o, fiz um primeiro reconhecimento e parei. Não consegui controlar o programa. No outro dia tentei novamente diminuindo a velocidade e ainda assim consegui escrever poucas palavras.
Cheguei a conclusão que é um programa que precisa de bastante prática e   manuseio diário para se criar uma certa familiaridade com o mesmo.
Mas, o mais importante, é a facilidade de acesso ao programa já que o mesmo é gratuito.
Da minha parte comprometo-me a continuar buscando a prática que acho necessária e não desistir do Dasher mesmo que ele me dê várias surras.  
Com o tempo este programa vai ficando mais fácil, pois principalmente é necessário muita calma e paciência no seu manuseio.
Aconselho a todos conhecê-lo pois certamente será de grande utilidade no nosso dia a dia com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário